(28) 3511-2370
contato@cescontab.com |  
Reduzir custos abertura empresas

Como reduzir custos na abertura de uma empresa

Procurando maneiras de reduzir custos ao abrir uma empresa? Neste guia de otimização de despesas, você encontrará estratégias eficientes para diminuir os gastos durante o processo de abertura do seu negócio.

Sabemos que iniciar uma empresa envolve investimentos significativos, e encontrar maneiras de economizar pode ser fundamental para garantir a saúde financeira da empresa desde o início.

Portanto, se você deseja abrir uma empresa de maneira econômica e sustentável, continue lendo para explorar as melhores estratégias que permitirão reduzir custos e alcançar o sucesso empresarial desejado. 

Quer aprender como otimizar seus recursos e fazer da economia um fator-chave no caminho para o crescimento e a lucratividade do seu negócio? Então, continue com a gente!

Tenha uma boa leitura!

Quais são os principais custos na abertura de uma empresa?

Para reduzir custos ao abrir uma empresa, é importante estar ciente dos principais eventos que oneram o processo. Embora os custos possam variar dependendo do tipo de negócio e do local, aqui estão alguns dos principais gastos a serem considerados:

Registro e localização

O registro e localização é uma das principais etapas na abertura de uma empresa. Inclui taxas de registro junto aos órgãos governamentais, como Junta Comercial ou Cartório de Registros da Pessoa Jurídica. 

Além disso, podem ser exigidos estudos de impacto de vizinhança, estudo de incomodidades e projeto ambiental, dependendo das atividades. 

Infraestrutura física

A análise de estrutura física na abertura de uma empresa engloba custos como aluguel ou compra de um espaço comercial. Ainda, pode ser necessário investir em:

  • Realização de reformas;
  • Compra de mobiliário;
  • Equipamentos;
  • Instalações elétricas e de comunicação, entre outros.

Por isso, estude muito a escolha do ponto e considere todos esses custos. Acertar na escolha do ponto é fundamental para o desenvolvimento do negócio. Assim, uma tomada de decisão imprecisa pode inviabilizar seu negócio. Isso porque mudanças no meio do processo podem sair caras.

Tecnologia e software

Inclui a aquisição de computadores, servidores, softwares de gestão, segurança da informação e outras soluções tecnológicas necessárias para o funcionamento da empresa. 

Dessa forma, escolha o necessário para girar o seu negócio na fase inicial. Superdimensionar a estrutura pode gerar custos extras ou demandas internas de pessoal que não conseguirá atender. 

Marketing e publicidade

Tratam-se de investimos que envolvem os gastos com a criação de identidade visual, desenvolvimento de site, campanhas publicitárias, materiais promocionais, estratégias de marketing digital e publicidade em geral.

As mídias sociais são realidade no mundo dos negócios. Então, ficar de fora hoje em dia, nem pensar. Porém, é preciso gastar bem e, para isso, identifique primeiro seus consumidores. Posteriormente, faça algo direcionado a ele. evita gastos desnecessários com campanhas publicitárias que não atingem seu público alvo.

Recursos humanos

O investimento em Recursos Humanos na abertura de empresas compreende custos relacionados à contratação de funcionários, como salários, benefícios, encargos trabalhistas, treinamento e capacitação.

Deste modo, uma contratação imprecisa pode gerar custos elevados e delongamento do processo. Crie uma política de recrutamento e seleção. Se encontrar dificuldades, procure um especialista em Recursos Humanos. Existem várias empresas especializadas nessa área a preços acessíveis.

Estoques e matérias-primas

Caso sua empresa lide com a venda de mercadorias, é necessário considerar os custos de aquisição, armazenagem e movimentação destes produtos  na abertura da empresa para garantir o suprimento da operação.

É importante ter em mente que estoque significa dinheiro parado dentro da empresa. Analise sua operação e tenha números como ticket médio giro e do estoque.

Consultoria e serviços profissionais

Se você precisar de orientação especializada na abertura de uma empresa, como serviços de contabilidade, jurídicos, consultoria empresarial ou serviços especializados relacionados ao seu setor, é importante considerar esses custos.

Lembre-se que prestadores de serviço formam o preço de acordo com as horas que irão demandar para lhe atender. 

Assim, o preço pode estar ligado diretamente com a dedicação daquele profissional a sua empresa. É muito importante buscar referências no mercado antes de fechar o contrato, verifique a forma de trabalho do profissional antes de contratar.

Portanto, considere também o honorário do contador para constituir a empresa. Fique atento na hora de comparar o preço porque existem profissionais que cobram valores já com as taxas embutidas. Já outros fixam preços sem as taxas., de modo que você ainda terá que pagá-las separadamente.

Seguros

No ato da abertura da empresa, pode ser necessário contratar seguros para proteger o negócio de possíveis riscos como:

  • Seguro de responsabilidade civil;
  • De propriedade, 
  • De saúde para colaboradores, entre outros.

Geralmente, as imobiliárias exigem para locação do imóvel. Além destes, algumas convenções coletivas obrigam a contratação de seguros para os funcionários, verifique com a sua contabilidade.

Leia também: Abrir empresa no Espírito Santo: Conheça o passo a passo

Como diminuir custos na abertura de uma empresa?

Focar em reduzir custos na abertura de uma empresa é uma preocupação necessária para preservar o capital inicial e garantir a sustentabilidade financeira do negócio a longo prazo. 

Entretanto, um bom planejamento é imprescindível para o processo acontecer de modo prático e com economia inteligente de custos. Isso significa reduzir gastos em operações que não irão impactar no desempenho ou no investimento em áreas estratégicas da empresa.  

Estas metodologias podem mudar de negócio para negócio. Todavia, algumas medidas são basilares para o sucesso de qualquer tipo de empresa. Vamos a elas?

Planejamento detalhado

Antes de iniciar qualquer investimento em abertura empresarial, faça um plano de negócios detalhado. Identifique todas as despesas necessárias e estabeleça um orçamento realista para cada uma delas. Isso permitirá que você identifique áreas onde é possível economizar.

Localização estratégica

De antemão, escolha uma localização que atenda às necessidades do seu negócio sem comprometer o orçamento destinado à abertura de uma empresa. Por isso, Considere fatores como custo do aluguel, acessibilidade, proximidade de fornecedores e mercado-alvo.

Alternativas para espaço físico

No plano para abertura, avalie as alternativas de espaço físico que possam atender às necessidades de sua empresa a custos mais baixos, como coworkings, escritórios compartilhados ou até mesmo a possibilidade de iniciar seu negócio de forma remota. Isso pode reduzir significativamente os custos com aluguel e infraestrutura.

Compras inteligentes

Primeiramente, faça uma pesquisa minuciosa antes de adquirir equipamentos, móveis e suprimentos. Para tanto, compare preços, negocie descontos e considere opções de compra usadas ou aluguel para reduzir custos iniciais.

Terceirização de serviços

Avalie quais atividades podem ser terceirizadas, como contabilidade, marketing, serviços de T.I., entre outros. Desta maneira, contratar profissionais externos para essas tarefas pode ser mais econômico do que ter uma equipe interna em tempo integral no momento de abertura de sua empresa.

Negociação com fornecedores

Busque negociar prazos de pagamento, descontos ou parcerias vantajosas com fornecedores no ato da abertura. Assim sendo, comprar em maior volume também favorecer melhores preços e reduzir custos na abertura de uma empresa.

Marketing digital e redes sociais

Utilize estratégias de marketing digital e redes sociais para promover seu negócio de forma econômica. Explore ferramentas gratuitas ou de baixo custo, como mídias sociais, e-mail marketing e SEO para aumentar a visibilidade da sua empresa.

Minimize despesas gerais

Para reduzir custos na abertura de uma empresa, faça uma análise criteriosa das despesas gerais, como telefonia, energia elétrica, água, internet e serviços de escritório. Desta maneira. pesquise opções mais econômicas, renegocie contratos e adote práticas de consumo consciente para economizar.

Aproveite incentivos fiscais e programas de apoio

Portanto, verifique se existem incentivos fiscais, programas de subsídios ou financiamentos disponíveis para empresas em fase de abertura. Esses recursos podem ajudar a reduzir os custos iniciais.

Conte com uma contabilidade especializada!

Dica extra: conte com o suporte do Cescontab!

Agora que você já sabe como reduzir custos na abertura de uma empresa, conte com o suporte do Cescontab!

Atuamos no mercado há 22 anos, demonstrando eficiência, profissionalismo e responsabilidade. Investimos continuamente em nossa estrutura, treinamento e tecnologia, para estarmos sempre preparados para auxiliar o crescimento da sua empresa.

Desta forma, nossa ampla gama de serviços abrange o atendimento a pessoas físicas, profissionais liberais, autônomos e empresas de todos os tamanhos. Contamos com uma equipe treinada e capacitada, aliada a recursos tecnológicos avançados, para lidar de forma especializada com os regimes tributários do Lucro Presumido ou Lucro Real. Assim, estamos prontos para oferecer suporte nessas áreas específicas.

Entre em contato e saiba mais sobre nossas soluções! 

Gostou do nosso conteúdo? Acesse nosso blog e redes sociais para saber mais! 
Leia Mais: Abrir empresa no Espírito Santo: Conheça o passo a passo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *