(28) 3511-2370
contato@cescontab.com |  
prevencao-de-passivos-trabalhista

Prevenção de passivos trabalhistas e tributários: entenda como manter sua empresa regularizada

Em meio às rotinas empresariais, muitos processos podem ser tratados de maneira mais eficiente para que um negócio evite erros e compensações evitáveis. Assim acontece em todas as instâncias de um negócio: tributária, fiscal e trabalhista.

Por isso, tendo em vista a importância de se conhecer bem as regras que regulam os processos empresariais, nossos especialistas elaboraram este artigo em que vamos tratar da prevenção de passivos trabalhistas e tributários. Aqui você vai entender como manter sua empresa regularizada.

Então, se você tem dúvidas sobre estes procedimentos, permaneça na leitura deste texto conosco. Nossos especialistas têm excelentes dicas para o seu negócio!

Leia também: Razão social: o que é e como escolher para sua empresa.

O que são passivos trabalhistas?

Passivos trabalhistas são encargos que uma empresa pode contrair caso não siga a legislação estabelecida para negócios daquele ramo de atividade ou daquele porte. Quer dizer, são dívidas que um empreendimento pode ter que pagar por não cumprir a legislação.

Neste caso, de passivos trabalhistas, a dívida pode aparecer quando ocorrer uma fiscalização do sindicato, do ministério do trabalho, ou quando um funcionário entrar na justiça para requerer seus direitos. Quando o empresário acredita que está tudo bem aparece o problema para tirar o foco e causar desequilíbrio no caixa da empresa.  

A seguir neste texto vamos falar também de passivos tributários. Acompanhe conosco.

Passivos tributários

Assim como há leis que regem a relação entre uma empresa e seus funcionários, também há uma parte do direito que aplica sanções caso uma companhia não siga corretamente o que está estabelecido nas leis tributárias.

Se uma empresa deixa de pagar algum imposto obrigatório, ou não envia alguma obrigação acessória no prazo, ela é multada e, em casos mais graves, pode haver até mesmo o bloqueio do CNPJ. Por isso é preciso estar atento às normas tributárias e contar com apoio de uma contabilidade especializada. 

Os passivos tributários aparecem geralmente depois de algum tempo, quando os sistemas de cruzamento de dados do fisco detectam divergências, ou quanto um processo de fiscalização é iniciado. O fisco tem cinco anos para analisar as informações e cobrar o que estiver em desacordo.

Muitas empresas contratam auditorias externas para validar o que está sendo feito. É uma boa opção e pode evitar o acúmulo de problemas ao longo do tempo. 

Leia também: Está pensando em abrir uma empresa em Cachoeiro do Itapemirim? Confira conosco alguns passos!

Como se prevenir de um passivo trabalhista e tributário?

Então, agora que sabemos o que é um passivo trabalhista e tributário, vamos falar sobre como esses encargos podem ser evitados. Para isso, elaboramos uma lista que pode ser utilizada como um checklist para que você acompanhe a qualidade dos processos internos de sua empresa. Acompanhe conosco abaixo!

Compreenda a legislação que envolve o seu negócio

A dica mais importante deste artigo é esta: tenha conhecimento de todas as leis que regem o seu ramo de atuação. Isso porque a legislação não é exatamente a mesma para empresas de todos os portes e ramos de atividade. 

Então, é preciso conhecer o que a Lei diz sobre o seu ramo de negócio. A convenção coletiva da sua atividade, por exemplo, deve ser observada com atenção. Por outro lado, o prazo de envio dos SPEDs deve ser cumprido com antecedência. Por isso, o indicado é sempre contar com o apoio de uma contabilidade especializada. Desconfiando que as coisas não estão indo muito bem, procure uma consultoria externa para avaliar e dar um parecer.

Tenha uma boa comunicação com seus funcionários

O estabelecimento de uma boa comunicação permite uma abertura maior para o diálogo e a criação de um lugar mais tranquilo para que se possa trabalhar. Isso tende a diminuir, por exemplo, o assédio entre funcionários. E tende a ampliar também a divulgação das normas empresariais. 

Por isso, é sempre importante ter um canal aberto entre líderes e funcionários. Com esse estímulo, muitas ações negativas podem ser erradicadas. 

Tenha um programa de prevenção de assédio moral

Hoje, uma parte considerável dos passivos trabalhistas envolvem o assédio moral entre funcionários. Esse assédio pode acontecer por situações vexatórias, por abusos de autoridade, entre muitas outras questões.

Por isso, é muito importante evitar esse tipo de situação. Além de fazer com que a empresa perca talentos, ainda pode resultar em passivos trabalhistas.

Por isso, tenha sempre um programa de prevenção de assédio moral em sua empresa.

Tenha auditorias internas

Um meio muito seguro de constantemente saber se os procedimentos utilizados pela empresa estão corretos é por meio de auditorias. Esse serviço deve ser, como dissemos, constante, para que os erros sejam minimizados o quanto for possível.

Processos que envolvem o contrato dos funcionários, a folha de pagamento e o ponto, por exemplo, devem ser examinados sempre. Assim, passivos trabalhistas e tributários podem ser evitados. É importante contar com o apoio de um advogado.

Leia também: Como organizar suas finanças para o fechamento do ano fiscal?

https://www.cescontab.com/contato/

Conte com o apoio do Cescontab Contabilidade

Agora que você sabe o que envolve a prevenção de passivos trabalhistas e tributários, tenha sempre o apoio de uma contabilidade para contribuir com essa prevenção de danos à imagem e ao caixa da sua empresa. 

Por isso, conheça o Cescontab Contabilidade e tenha um suporte para essas e outras demandas da área contábil.

O Escritório Cescontab atua há 22 anos no mercado com eficiência, profissionalismo e responsabilidade. Investimos constantemente em estrutura, treinamento e tecnologia, e contamos com um time eficiente para atender sua empresa.

Para saber mais sobre os serviços prestados, entre em contato com nosso time e entenda as especificidades de nossas soluções. Se você gostou deste artigo, conheça mais textos como este em nosso blog

Siga também as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades do mercado!

Leia também: Microempresa: o que é uma ME e seus benefícios

Um comentário em “Prevenção de passivos trabalhistas e tributários: entenda como manter sua empresa regularizada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *