(28) 3511-2370
contato@cescontab.com |  
gestao-financeira-como-organizar

Gestão Financeira 2023: como organizar as finanças do seu negócio

Em meio às muitas funções envolvidas em uma administração empresarial, a gestão financeira é sem dúvida uma das mais importantes. Isso porque é a partir dela que outros setores podem se organizar e planejar seu funcionamento ao longo do tempo. 

Por isso, tendo em vista a importância de saber organizar as finanças do seu negócio, preparamos um artigo partindo de um assunto já bastante debatido pelos especialistas: a gestão financeira de 2023.

Desejamos a você, então, uma boa leitura!

Leia também: Está pensando em abrir empresa em Cachoeiro do Itapemirim? Confira conosco alguns passos!

O que é uma gestão financeira?

A gestão financeira é um conjunto de práticas que visa, claro, gerir os trâmites monetários de um empreendimento. 

A definição, apesar de simples, está apoiada em ferramentas que se forem usadas de forma correta podem trazer resultados positivos, por isso, são preferencialmente geridas por profissionais da área.

Com uma boa gestão financeira é possível ter um embasamento para decisões estratégicas, por exemplo. Isso tanto para um planejamento de ampliação quanto, caso seja necessário, um plano de contingenciamento. 

Tudo isso, então, pode ser melhor executado com dados fornecidos por meio da gestão financeira.

E, como dissemos na introdução de nosso artigo, o ano de 2023 oferecerá desafios econômicos aos gestores, mas também será um ano de crescimento para quem souber aproveitar suas oportunidades.

Leia também: Contas pessoais e da empresa: você administra corretamente as suas finanças?

Qual a importância de uma gestão financeira empresarial?

Então, como começamos a discutir no tópico anterior, a importância de uma gestão financeira empresarial é a de garantir que as decisões dos gestores estejam bem embasadas e que se tornem mais seguras para o futuro da empresa.

Porém, não é apenas esse o objetivo da gestão financeira. Claro, esse aspecto de garantir o desenvolvimento empresarial é um dos principais interesses dos gestores, mas as ferramentas permitem outras aplicações.

Isso porque com uma boa gestão financeira é possível ter uma noção precisa de tudo o que se passa em um empreendimento. Receitas, custos, despesas, é possível mapear as entradas de recursos e sua aplicação, sabendo claramente onde o dinheiro foi parar.

E é por meio de uma boa gestão do capital empresarial que se pode efetuar uma boa alocação financeira para todos os setores que formam a empresa, de maneira correta e estratégica.

Leia também: Entenda como o planejamento tributário ajuda a reduzir os custos em sua empresa.

Principais processos envolvidos em uma gestão financeira

Uma gestão financeira eficiente leva também em conta o momento econômico em que o país está inserido. E o ano de 2023 não apresenta um cenário fácil, como já dissemos. Porém, sabendo lidar bem com o ambiente, bons gestores sairão mais fortes desse desafio.

Assim, para que tudo seja feito da melhor forma possível, é preciso conhecer as ferramentas envolvidas em uma boa gestão financeira

Neste tópico vamos falar um pouco sobre as principais delas, para que seja possível já delinear um processo de gestão.

Porém, antes disso precisamos destacar duas questões importantes em uma boa gestão. A primeira delas é que um planejamento deve ser pensado para a necessidade real da empresa. Ou seja, as ferramentas utilizadas envolvem o estudo de casos específicos. Uma empresa pode ter necessidades que não são compartilhadas por outras do mesmo ramo. Não se copia o planejamento de outra empresa, você pode até se basear nele, mas tenha o seu.

Outra questão é a indicação de contar com um profissional do ramo para colocar uma boa gestão financeira em prática. Com um contador experiente, por exemplo, os gestores podem economizar muito tempo e dinheiro pelo caminho.

Agora, vamos aos processos. Uma boa gestão financeira deve ter:

  1. Um planejamento financeiro rigoroso, com metas definidas para que se saiba exatamente quais os próximos passos da companhia;
  2. Um fluxo de caixa eficiente e bem regulado;
  3. Uma boa gestão de contas a pagar e a receber, de preferência com o apoio de softwares modernos que garantem a pontualidade e a lisura de todos os processos;
  4. O gerenciamento de notas fiscais, também com a indicação de aplicações digitais modernas, com um banco de dados bem estruturado;
  5. Uma constante apuração dos resultados empresariais. Assim é possível fazer ajustes no processo almejado.

Assim, como vimos, são muitas variáveis envolvidas em um planejamento desse tipo. Por isso, mãos à obra! O próximo ano está chegando e quem garantir uma boa gestão sairá na frente dos concorrentes! E, claro, conte conosco para contribuir com o seu crescimento.

Leia também: Como organizar suas finanças para o fechamento do ano fiscal?

https://www.cescontab.com/contato/

Conte com o apoio da Cescontab Contabilidade

Depois de conhecer os detalhes e a importância de uma boa gestão financeira para o ano de 2023, saiba que você pode contar com a Cescontab Contabilidade para contribuir com o crescimento do seu negócio. 

O Cescontab oferece um atendimento personalizado para cada empresa, analisando seu setor e o perfil de atuação. Por isso, conte com a gente para apoiar o desenvolvimento da sua companhia!

Para saber mais sobre a Cescontab, entre em contato com nossa equipe e conheça nossos serviços. 

Se você gostou deste artigo, conheça mais dicas de contabilidade em nosso blog. Siga também as nossas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui!

Leia também: Consultoria em gestão empresarial: por que você deve contratar?

Um comentário em “Gestão Financeira 2023: como organizar as finanças do seu negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *