(28) 3511-2370
contato@cescontab.com |  
correta-precificacao-supermercado

Como precificar produtos: entenda como fazer a correta precificação em seu supermercado

Você já parou para pensar sobre qual é o ponto de partida para a obtenção de lucro em supermercados? Saiba que fazer uma precificação correta é uma medida vital para manter um comércio desse tipo em situação de equilíbrio financeiro.

Isso porque, somente a partir de uma medida como a precificação, será possível arcar com todos os custos do seu empreendimento e ao mesmo tempo alcançar a lucratividade.

Nesse sentido, precificar produtos de forma eficiente é crucial para o setor financeiro do seu supermercado.

Você já sabe como fazer uma precificação correta? Quais variáveis você leva em consideração para fazê-la? Não perca esse conteúdo e saiba mais!

Acompanhe também: Gestão tributária para supermercado: entenda quais são os principais tributos

Qual é a importância da precificação correta de produtos?

Construir um modelo de precificação correto é fundamental para assegurar a saúde financeira do seu supermercado, uma vez que inserir um preço alto ou baixo demais pode dificultar a prospecção de clientes. Por outro lado, inserir um preço mais baixo pode prejudicar o andamento do fluxo de caixa.

Sendo assim, uma precificação assertiva contribui para que os gestores visualizem de forma mais precisa qual é o faturamento de um negócio e na sequência avaliem em que medida um supermercado alcançou a lucratividade.

Portanto, avaliar as variáveis que impactam a base do processo de precificação será um diferencial para a sua área financeira!

Quais são as vantagens de uma precificação estratégica

Como já vimos, uma precificação assertiva é um mecanismo estratégico para a obtenção de recursos financeiros e para o desenvolvimento do seu supermercado. Confira a seguir quais são as vantagens de uma precificação eficiente!

  • Precisão ao avaliar o lucro gerado;
  • Gestão mais eficiente a partir da avaliação da lucratividade ao final do mês;
  • Verificação precisa do capital de giro do supermercado;
  • Maior prospecção de clientes;
  • Aquisição de um diferencial competitivo no mercado;
  • Assegurar a saúde financeira da empresa. 

Como fazer uma precificação adequada?

Fazer um controle financeiro é uma medida vital para a lucratividade do seu supermercado. Dentro desse controle, há a precificação de produtos. Saiba quais são os critérios a serem adotados por quem deseja estabelecer preços corretos. Vamos lá?

  1. Elenque os custos fixos e variáveis

Na hora de fazer a precificação no supermercado, considere todos os custos envolvidos, inclusive os custos operacionais, como despesas com energia elétrica, água, folha de pagamentos e elementos tributários.

  1. Escolha um regime de tributação

Todos os supermercados precisam acertar as contas com o fisco. Porém, de acordo com a lucratividade que um empreendimento obteve em um dado período, a base de cálculo e as alíquotas de tributação podem ser diferentes. Considere os regimes tributários existentes: Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real e Lucro Arbitrado.

Saiba mais sobre cada um desses regimes e identifique os impostos que precisam ser quitados, os prazos e os benefícios fiscais de cada um. Somente assim será possível realizar um planejamento financeiro eficiente para o seu supermercado.

  1. Defina a margem de lucro

O processo de definição de margem de lucro perpassa pela identificação do valor que resta para o supermercado após a venda do produto e o pagamento do custeio desse produto.

Com isso, ao estabelecer esse índice de lucratividade, o empreendedor precisa cobrir todas as despesas com o produto, despesas para custeá-lo e ainda obter um percentual que não está incluso nessa conta, ou seja: o lucro.

Desta forma, o valor de um produto deve ser superior ao seu custo de aquisição. 

  1. Avalie a concorrência

A próxima medida a ser adotada ao precificar produtos em um supermercado é fazer a verificação de quais são os preços utilizados pela concorrência. Cuidado para que seus preços não estejam muito abaixo ou acima do valor praticado no mercado.

Busque diferenciais competitivos para se destacar da concorrência, como em relação ao atendimento e à variedade de itens, caso não consiga oferecer um preço similar a outros concorrentes.

  1. Faça avaliações periódicas

As avaliações periódicas servem para a verificação periódica semanal ou mensal, por exemplo, do fluxo de caixa. Essa medida é um diferencial para detectar possíveis falhas ou outros problemas. 

Caso necessário, alterações ou mudanças nos processos de gerenciamento do fluxo de caixa devem ser feitas imediatamente.

Obtenha o apoio especializado do Cescontab! 

Se você deseja impulsionar o crescimento do seu supermercado, procure o atendimento especializado do Cescontab! Nossos profissionais te ajudarão a implementar estratégias de controle financeiro e de precificação!

Impulsione suas vendas, aprimore seus processos, gere receita e expanda a sua empresa. Obtenha a ajuda de um escritório contábil para implementar uma estratégia de precificação adequada à sua realidade!

Se você precisa de ajuda nas áreas contábil, financeira, fiscal ou pessoal, entre em contato com um de nossos especialistas! Acompanhe mais dos nossos conteúdos exclusivos e alavanque o seu negócio conferindo na nossa página de artigos e nossas redes sociais.

Acompanhe também: Benefícios Fiscais para Comércio Varejista: como investir no e-commerce pode ajudar no crescimento do seu negócio

Um comentário em “Como precificar produtos: entenda como fazer a correta precificação em seu supermercado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *